Módulo 2 - Os princípios da liderança

OS PRINCÍPIOS DA LIDERANÇA

Os princípios da liderança já estavam na Bíblia há milhares de anos. Só falta organizá-los e sistematizá-los. Este curso é uma tentativa de fazer isso.

1. Nada acontece até que alguém proporcione uma liderança

A liderança é necessária. Sempre foi. Mas, hoje é mais do que nunca. Tudo se levanta ou se derruba dependendo da liderança. 

O mundo precisa de líderes para catalisar as mudanças necessárias. Uma rua que está cheia de lixo, um bairro que está sofrendo com a insegurança, um colégio que precisa dar educação às crianças, a ideia de uma nova empresa para oferecer um serviço, uma paróquia nova… Nada acontece até que alguém não se disponibilize a oferecer a liderança necessária.

2. Liderança é influência

Existem muitas definições de liderança, mas se tivéssemos que resumir o conceito de liderança numa palavra, essa palavra seria influência

Quando falamos de líderes, muitas vezes pensamos nos grandes CEO’s, em cantores famosos ou artistas de filmes, mas a liderança é muito mais simples. Liderança é influência. Se você influi sobre alguém, você tem uma liderança e, portanto, tem também uma responsabilidade. 

A prova da liderança é: alguém está te seguindo? Se a resposta é positiva, pense que você é o elo de uma corrente que só Deus sabe onde pode terminar. Somos instrumentos de Deus e temos uma responsabilidade para cumprir no plano de Deus.

3. O fundamento da liderança é o caráter, não o carisma

É importante ter claro que na liderança é mais importante o caráter que o carisma. Seguramente você já viu líderes com muito carisma e talento natural, mas suas obras são efêmeras.

O que fica é aquilo que arraigou profundamente e para isso precisamos caráter e constância. O carisma depende dos dons naturais com os quais nascemos. O caráter depende de nossa força de vontade para perseverar e seguir sempre em frente. Por isso, a liderança depende do caráter, não do carisma.

4. A liderança pode ser aprendida. 

Esse quarto princípio é consequência do anterior. A liderança pode ser aprendida. Não se nasce líder… aprende-se a ser líder. Alguns aprendem antes, outros depois. Alguns aprendem sozinhos, outros com ajuda. Para alguns, pode ser mais simples e para outros, mais difícil, mas todos podemos e devemos aprender a ser líderes. 

NEEMIAS E A LIDERANÇA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Este curso será baseado na história de Neemias. Para entender a história de Neemias e sua relevância, é preciso entender a importância dos muros numa cidade antiga. Uma cidade sem muros era uma cidade vulnerável a qualquer exército inimigo. Era uma cidade humilhada e sem futuro. Neemias emprenderá o desafio de reedificar os muros de uma cidade que levava 70 anos abandonada. E nesse esforço, aprenderemos os princípios da liderança segundo o coração de Deus.

Concluir e continuar  
Descrição

3 comentários